sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Leitura Visual do Objeto


Para compreendermos e leitura visual do objeto deve ser seguido dois passos:
1.      Leitura Visual do Objeto Pelas Leis da Gestalt
Fundamentasse para as leituras visuais da organização formal dos objetos, aborda apenas as seguintes leis da Gestalt: unidade, segregação, unificação fechamento, semelhança ou proximidade, pregnância da forma. Onde se segue examinando o objeto e separando em unidades, identificar e interpretar cada uma das leis da Gestalt em cada unidade e por fim interpretar a organização formal do objeto como um todo, atribuindo um índice de qualidade para sua pregnância.
2.      Leitura Visual do Objeto Pelas Categorias Conceituais
Após entram a sensibilidade e a experiência de vida do leitor aqui ele deverá procurar na leitura atenta do objeto aqueles conceitos que mais se aproximem das diversas definições das igualmente diversas categorias conceituais e realizar a sua analise.


Michaely Duarte

INCOERÊNCIA




Trabalho que consistiu em uma campanha de doação de sangue, onde foi aplicada a Categoria Visual da Incoerência que denomina que há linguagens distintas e conflitivas na composição das 
partes ou do todo.

Michaely Duarte

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENTENDENDO A FORMA DO OBJETO


Para chegarmos a entender a forma de um objeto precisamos da ajuda de dois passos básicos, que são:
1-Leitura Visual do Objeto Pelas Leis da Gestalt:
Leitura visual pela gestalt é o primeiro passo, pois através destas leis que podemos separar o objeto em questão e classificá-lo de forma que fique mais fácil identificar suas características e objetivos encaixando - o em Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuação, Semelhança ou Proximidade e Preguinância da forma. Ao identificarmos podemos ter um “norte” para continuar a analise do objeto e identificar suas características.
2-Leitura Visual do Objeto pelas Categorias Conceituais:
Nada mais é que identificar no objeto analisado a categoria conceitual em que ele se encaixa, pois as categorias são muito vastas e abrangentes, mas sempre o objeto vai se assemelhar ou ter peculiaridades com alguma, sabendo que as categorias visuais são técnicas que nos fornecem recursos e opções para o processo criativo nos ajudando a ter percepção compor e criar peças com características únicas e originais. As principais categorias conceituais são: Clareza, Simplicidade, Complexidade, Minimidade, Profusão, Coerência, Incoerência, Exageração, Arredondamento, Transparência Física, Transparência Sensorial, Opacidade, Redundância, Ambigüidade, Espontaneidade, Aleatoriedade, Fragmentação, Sutileza, Difusidade, Distorção, Profundidade, Superficialidade, Seqüencialidade, Sobreposição, Correção Óptica e Ruído Visual.  
(Jadson Garcia)

sábado, 10 de novembro de 2012

TÉCNICA VISAL - INCOERÊNCIA


Trabalho de Projeto Gráfico 1 referente a uma campanha de de doação sangue. A Peça gráfica representa duas bolsas de armazenamento sanguíneo, onde uma está quase vazia e outra quase cheia, elas trazem duas expressões faciais a vazia está triste e outra feliz. A técnica visual aplicada é a incoerência, uma vez que bolsas de sangue não tem rosto, muito menos expressão.
(Jadson Garcia