sábado, 1 de setembro de 2012

A gestalt é fundamental para um bom design?

A Gestalt ,(a palavra vem do alemão que significa forma ou figura). Traduzindo em termos práticos ela é uma junção de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que da forma diante dos olhos.
O que nós estamos vendo o nosso cérebro tenta assimilar em alguma informação mais logica e sempre visualizando o todo e depois as partes separadas. Em resumo: o princípio básico da teoria Gestalt é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes. Como você pode conferir na imagem abaixo!

                             

Como você pode ver na imagem acima. Se analisarmos a imagem separando cada parte do todo não iria passar de varias palavras e frases  que diz respeito ao jogador Michael Jordan, que nem as próprias frases fariam sentido analisando separadamente.

Fundamentos da Gestalt!

Os fundamentos básicos da Gestalt são:

Continuidade: é a informação sequencial. Ao ver uma imagem se percebe facilmente que há sequência, um percurso que a informação percorre.


Segregação: é a capacidade perceptiva separar unidades na imagem. Haverá um elemento em evidência. A Separação dos elementos compositivos se dá através das formas, cores, linhas, volume, sombras, texturas e etc.



Semelhança: é a proximação de coisas diversas. (linha, cor, forma e etc) que serve para mais de um objeto. é um fator que pode reforçar ou enfraquecer o entendimento a respeito da imagem.


Proximidade: lei que age em comum com a Semelhança. Elementos próximos uns aos outros tendem a serem vistos juntos.


Unificação: é a junção de imagens ou objetos que juntos formem um outro conceito, tem com característica a fácil identificação da mensagem que o design deseja passar.


Pregnância: A lei da Pregnância é muitas vezes referida como a lei da boa figura ou a lei da simplicidade. Esta lei afirma que os objetos são vistos de uma maneira que faz parecer tão simples quanto possível.


Fechamento: esta lei permite a sensação de fechamento visual quando é visto alguma imagem que não possui contorno nítido.

Nesse breve resumo sobre a Gestalt posso concluir que a dificuldade de se tornar um bom design sem utilizar a Gestalt é muito grande pois mesmo sem utiliza-la de forma consciente o projeto acaba se enquadrando em alguma lei da Gestalt. Por isso eu creio que é melhor ter um conhecimento sobre ela, e somar ao seu projeto, para assim poder criar um projeto inovador e único!  


Por: Aden Jony Francelino Do Amaral (DSNG 01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário