sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Gestalt na Publicidade

Semelhança

Uma abordagem visual que faz uso da Lei de Semelhança da Gestalt, para evidenciar a unidade do conjunto. Também podemos identificar a Lei de Continuidade, Proximidade e, por que não, a Lei de Pregnância da Forma. Nesta peça, o elemento dominante é o tom (graças a ele podemos enxergar o volume das formas), mas também é possível perceber a linha (sinuosa, trazendo energia para a mensagem), a direção (uma peça é capaz de desestabilizar tudo), a dimensão (fazendo uso da perspectiva para que a primeira peça seja relevante) e do movimento. Só não consigo identificar tom, cor e textura. Uma direção de arte simples, que utiliza o Contraste de Valor para dar o seu recado. Esta peça (de comunicação) é tão boa que não corre o perigo de arruinar a marca da Volkswagen. Aliás, muito pelo contrário.







Pregnancia da forma

Imediatamente somos atraídos pela forte unidade da peça. Por ela, interpretamos uma impressão de um dedo polegar. Mas as partes são compostas por jornais, que juntos, tanto por proximidade quanto por semelhança, reforçam a Lei de Unidade – só que neste caso, nos remetendo a idéia de identidade. A união destes dois conceitos só foi possível através da Lei de Continuidade, consolidando a fusão entre jornal e sociedade. Tantas leis unidas só podiam conferir em Pregnância da Forma, indicando que o Times da Índia tem tudo a ver com a cultura local.





Unidade

Pela Gestalt, podemos destacar as leis de unidade, proximidade, semelhança, fechamento e pregnância visual. Vendo pela perspectiva dos Elementos Básicos da Comunicação Visual, temos o uso de linha (muito forte) e de ponto (de forma subtendida pelo elemento central). A diagramação é impregnada de Contraste de Valor e de Forma. 


Postado por: Heleny Paixão.

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